Lei 3681

ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2021.

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LEI Nº 3681, de 27 de novembro de 2020.

PROJETO DE LEI Nº 3862/2020, de 18.11.2020.

ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2021.

JOSÉ LUIS ROMAGNOLI, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, ETC.,

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS APROVOU E EU SANCIONO E PROMULGO A SEGUINTE LEI:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º – Esta Lei estima a Receita e fixa a Despesa do Munícipio para o exercício financeiro de 2021, compreendendo:

I – O Orçamento Fiscal referente aos Poderes do Munícipio, seus fundos especiais, órgãos e entidades da administração direta;

II – O Orçamento da Seguridade Social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta, bem como os fundos instituídos e mantidos pelo Poder Público.

CAPÍTULO II

DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

SEÇÃO I

DA ESTIMATIVA DA RECEITA

Art. 2º – A Receita Orçamentária é estimada na forma dos quadros I, I-A, II e III, que fazem parte integrante desta Lei, em R$ 210.000.000,00 (duzentos e dez milhões de reais) e se desdobra em:

I – R$ 173.558.836,57 (cento e setenta e três milhões, quinhentos e cinquenta e oito mil, oitocentos e trinta e seis reais e cinquenta e sete centavos) do Orçamento Fiscal;

II – R$ 36.441.163,43 (trinta e seis milhões, quatrocentos e quarenta e um mil, cento e sessenta e três reais e quarenta e três centavos) do Orçamento da Seguridade Social.

Art. 3º – A receita será arrecadada na forma da legislação em vigor, com a estimativa constante do seguinte desdobramento:

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| E S P E C I F I C A C A O | FISCAL | SEGURIDADE SOCIAL | TOTAL |

|———————————————————————————————————————————-|

| 1 – ADMINISTRACAO DIRETA | | | |

| RECEITAS CORRENTES | | | |

| impostos, taxas e contribuições de melhoria | 32.332.559,84 | 4.300.000,00 | 36.632.559,84 |

| receita patrimonial | 931.000,00 | 0,00 | 931.000,00 |

| receita de serviços | 21.580.000,00 | 0,00 | 21.580.000,00 |

| transferências correntes | 134.485.386,57 | 30.641.163,43 | 165.126.550,00 |

| outras receitas correntes | 2.192.750,00 | 0,00 | 2.192.750,00 |

| deduções p/o fundeb | -20.225.859,84 | 0,00 | -20.225.859,84 |

| |—————————————————————-|

| Total das Receitas Correntes | 171.295.836,57 | 34.941.163,43 | 206.237.000,00 |

| |—————————————————————-|

| RECEITAS DE CAPITAL | | | |

| alienação de bens | 515.000,00 | 0,00 | 515.000,00 |

| transferências de capital | 1.748.000,00 | 1.500.000,00 | 3.248.000,00 |

| |—————————————————————-|

| Total das Receitas de Capital | 2.263.000,00 | 1.500.000,00 | 3.763.000,00 |

| |—————————————————————-|

| Total da Administração Direta | 173.558.836,57 | 36.441.163,43 | 210.000.000,00 |

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SEÇÃO II

DA FIXAÇÃO DA DESPESA

Art. 4º – A Despesa é fixada, na forma dos quadros I, I-B, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII, que fazem parte integrante desta Lei, em R$ 210.000.000,00 (duzentos e dez milhões de reais), na seguinte conformidade:

I – R$ 139.910.692,21 (cento e trinta e nove milhões, novecentos e dez mil, seiscentos e noventa e dois reais e vinte e um centavos) do Orçamento Fiscal;

II – R$ 70.089.307,79 (setenta milhões e oitenta e nove mil, trezentos e sete reais e setenta e nove centavos) do Orçamento da Seguridade Social.

Art. 5º – A Despesa fixada está assim desdobrada:

I – POR CATEGORIA ECONÔMICA:

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| E S P E C I F I C A C A O | FISCAL | SEGURIDADE SOCIAL | TOTAL |

|———————————————————————————————————————————-|

| 1 – ADMINISTRACAO DIRETA | | | |

| DESPESAS CORRENTES | 118.946.305,59 | 68.214.398,91 | 187.160.704,50 |

| DESPESAS DE CAPITAL | 19.043.589,90 | 3.680.549,60 | 22.724.139,50 |

| RESERVA DE CONTINGENCIA OU RESERVA DO RPPS | 115.156,00 | 0,00 | 115.156,00 |

| |—————————————————————-|

| Total da Administração Direta | 138.105.051,49 | 71.894.948,51 | 210.000.000,00 |

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II – POR ÓRGÃOS DE GOVERNO:

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| E S P E C I F I C A C A O | FISCAL | SEGURIDADE SOCIAL | TOTAL |

|———————————————————————————————————————————-|

| 1 – ADMINISTRACAO DIRETA | | | |

| | | | |

| CAMARA MUNICIPAL | 8.070.000,00 | 0,00 | 8.070.000,00 |

| | | | |

| GABINETE DO PREFEITO | 4.642.706,00 | 16.500,00 | 4.659.206,00 |

| | | | |

| SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANCAS | 10.598.000,00 | 0,00 | 10.598.000,00 |

| | | | |

| SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO | 46.160.360,68 | 0,00 | 46.160.360,68 |

| | | | |

| SECRET. MUNIC.DESENVOLVIMENTO ECONOMICO | 341.000,00 | 0,00 | 341.000,00 |

| | | | |

| SECRET. MUN. DE ASSIST. SOC. E CIDADANIA | 45.000,00 | 8.491.096,55 | 8.536.096,55 |

| | | | |

| SECRETARIA MUNIC DE ESPORTES E LAZER | 1.943.005,90 | 0,00 | 1.943.005,90 |

| | | | |

| SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRACAO | 5.425.000,00 | 0,00 | 5.425.000,00 |

| | | | |

| SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE | 0,00 | 63.387.351,96 | 63.387.351,96 |

| | | | |

| SEC.MUN. DE OBRAS E PLAN. E SERV.PUBLICOS | 52.460.453,21 | 0,00 | 52.460.453,21 |

| | | | |

| SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE | 1.818.815,40 | 0,00 | 1.818.815,40 |

| | | | |

| PROCURADORIA GERAL DO MUNICIPIO | 1.157.100,00 | 0,00 | 1.157.100,00 |

| | | | |

| SECRETARIA MUNIC DA CULTURA E TURISMO | 5.078.454,30 | 0,00 | 5.078.454,30 |

| | | | |

| CONTROLADORIA GERAL DO MUNICIPIO | 250.000,00 | 0,00 | 250.000,00 |

| |—————————————————————-|

| Total da Administração Direta | 137.989.895,49 | 71.894.948,51 | 209.884.844,00 |

| | | | |

| 2 – RESERVA DE CONTINGENCIA | | | |

| | | | |

| Reserva de Contingencia | 115.156,00 | 0,00 | 115.156,00 |

|———————————————————————————————————————————-|

| Total do Município | 138.105.051,49 | 71.894.948,51 | 210.000.000,00 |

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III – POR FUNÇÕES:

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| E S P E C I F I C A C A O | FISCAL | SEGURIDADE SOCIAL | TOTAL |

|———————————————————————————————————————————-|

| | | | |

| 01 – LEGISLATIVA | 8.070.000,00 | 0,00 | 8.070.000,00 |

| | | | |

| 02 – JUDICIARIA | 250.000,00 | 0,00 | 250.000,00 |

| | | | |

| 03 – ESSENCIAL A JUSTICA | 2.829.100,00 | 0,00 | 2.829.100,00 |

| | | | |

| 04 – ADMINISTRACAO | 11.897.000,00 | 0,00 | 11.897.000,00 |

| | | | |

| 06 – SEGURANCA PUBLICA | 2.693.706,00 | 0,00 | 2.693.706,00 |

| | | | |

| 08 – ASSISTENCIA SOCIAL | 0,00 | 8.507.596,55 | 8.507.596,55 |

| | | | |

| 10 – SAUDE | 0,00 | 63.387.351,96 | 63.387.351,96 |

| | | | |

| 11 – TRABALHO | 7.298.459,00 | 0,00 | 7.298.459,00 |

| | | | |

| 12 – EDUCACAO | 46.160.360,68 | 0,00 | 46.160.360,68 |

| | | | |

| 13 – CULTURA | 1.560.253,30 | 0,00 | 1.560.253,30 |

| | | | |

| 15 – URBANISMO | 24.470.231,25 | 0,00 | 24.470.231,25 |

| | | | |

| 16 – HABITACAO | 50.000,00 | 0,00 | 50.000,00 |

| | | | |

| 17 – SANEAMENTO | 20.399.762,96 | 0,00 | 20.399.762,96 |

| | | | |

| 18 – GESTAO AMBIENTAL | 1.818.815,40 | 0,00 | 1.818.815,40 |

| | | | |

| 20 – AGRICULTURA | 180.000,00 | 0,00 | 180.000,00 |

| | | | |

| 22 – INDÚSTRIA | 36.000,00 | 0,00 | 36.000,00 |

| | | | |

| 23 – COMERCIO E SERVICOS | 925.000,00 | 0,00 | 925.000,00 |

| | | | |

| 26 – TRANSPORTE | 190.000,00 | 0,00 | 190.000,00 |

| | | | |

| 27 – DESPORTO E LAZER | 4.661.206,90 | 0,00 | 4.661.206,90 |

| | | | |

| 28 – ENCARGOS ESPECIAIS | 4.500.000,00 | 0,00 | 4.500.000,00 |

| | | | |

| 99 – RESERVA DE CONTINGENCIA | 115.156,00 | 0,00 | 115.156,00 |

| |—————————————————————-|

| Total do Município | 138.105.051,49 | 71.894.948,51 | 210.000.000,00 |

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CAPÍTULO III

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 6º – Fica o Executivo autorizado a abrir créditos suplementares em reforço às dotações orçamentárias, mediante o uso dos recursos previstos no art. 43, da Lei Federal nº 4.320/1964, observados os limites:

I – de 10 % (dez por cento) do total da despesa fixada, constante do art. 4º, desta Lei;

II – do valor da dotação consignada como Reserva de Contingência, para cumprir as determinações dos artigos 5º, III, “b”, da Lei de Responsabilidade Fiscal e 8º, da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001.

Parágrafo único – A dotação consignada como Reserva de Contingência servirá igualmente para cobrir a abertura de Créditos Adicionais Especiais, autorizadas em Lei.

Art. 7º – Além do disposto no artigo anterior, fica o Executivo igualmente autorizado a abrir créditos suplementares:

I – necessários ao cumprimento de vinculações constitucionais, legais e de convênios ou congêneres, até o limite das sobras de exercícios anteriores desses recursos e do seu excesso de arrecadação em 2021;

II – vinculados a operações de crédito até o limite dos valores contratados, desde que não incluídos na estimativa de receita constante desta Lei;

III – destinados a cobrir insuficiências nas dotações orçamentárias dos grupos de natureza de despesa “Pessoal e Encargos Sociais”, “Juros e Encargos da Dívida” e “Amortização da Dívida”, até o limite da soma dos valores atribuídos a esses grupos, e quando para atender ao pagamento de sentenças judiciais nas condições e formas determinadas pela Constituição até o limite de 20% (vinte por cento) da soma dos valores dos grupos de despesas;

IV – excepcionalmente, mediante autorização legislativa, para melhorar a eficiência na execução dos programas por meio de reforços de dotações, usando-se como recurso a anulação de dotações de créditos de outras ações, nos termos do Art. 43, §1º, inciso III, da Lei nº 4.320/64, até o limite de ½ (hum meio) da receita prevista para o exercício.

Art. 8º – Na abertura dos créditos adicionais de que tratam os artigos 6º e 7º, bem como nas transposições, remanejamentos e transferências de que trata o art. 167, inciso VI, da Constituição, fica vedada a anulação parcial ou total de dotações provenientes de emendas individuais, efetuadas na forma e condições prescritas nos parágrafos 9º, 10 e 11, do art. 166, da Constituição.

§ 1º – Não se aplica a proibição contida no “caput”, em relação a parte excedente, se as Emendas Individuais Parlamentares ultrapassarem o limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da Receita Corrente Liquida do exercício de 2020, ou não observarem a divisão do limite estipulado no § 9º, do art. 166, da Constituição.

§ 2º – Até 30 dias após à publicação desta Lei, o Poder Executivo informará ao Poder Legislativo, quando for o caso, que a Receita Corrente Liquida de 2020 é menor do que a Receita Corrente Liquida estimada para 2021, e quais os valores totais a serem considerados como de execução obrigatória e não obrigatória.

§ 3º – Recebido o informe de que trata o § 2º, o Poder Legislativo indicará ao Executivo, no prazo de 15 (quinze) dias, como deverão ser consideradas as Emendas para efeito do § 11, do art. 166, da Constituição.

§ 4º – Não recebendo a indicação prevista no parágrafo anterior, o Executivo reduzirá as dotações decorrentes das Emendas Individuais de maneira proporcional à variação para menos da Receita Corrente Liquida estimada para 2021 e a efetivamente ocorrida em 2020, salvo quando isso inviabilizar tecnicamente a realização da despesa no exercício, hipótese em que a solução deverá ser dada na forma em que dispor a Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2021.

Art. 9º – Os créditos orçamentários com dotações inseridas ou aumentadas por Emendas Parlamentares individuais são de execução obrigatória no exercício até o limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da Receita Corrente Liquida efetivamente ocorrida em 2020, observada a meação determinada no § 9º, do art. 166, da Constituição e salvo quando houver impedimentos de ordem técnica.

§ 1º – Na ocorrência de impedimento de ordem técnica, serão adotadas as medidas previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2021.

§ 2º – Se for verificado pelo Executivo que o comportamento da receita e da despesa durante o exercício poderá levar ao descumprimento das metas de resultado fiscal, o montante de execução obrigatória das Emendas Parlamentares previstas no § 11, do art. 166, da Constituição, poderá ser reduzido na mesma proporção da limitação de empenhos que vier a ser imposta na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 8º).

§ 3º – Até o último dia útil do mês de Junho de 2021, o Poder Executivo deverá encaminhar à Câmara Municipal o cronograma de execução das Emendas Parlamentares Impositivas aprovadas nesta Lei.

Art. 10 – Fica o Executivo autorizado a realizar, no curso da execução orçamentária, operações de crédito nas espécies, limites e condições estabelecidos em Resolução do Senado Federal e na legislação federal pertinente, especialmente na Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

Art. 11 – As metas fiscais de receita e de despesa e os resultados primário e nominal, apurados segundo esta Lei, constantes do Demonstrativo da Compatibilidade da Programação do Orçamento com as Metas de Resultados Fiscais, atualizam as metas fixadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2021.

Art. 12 – As Leis do Plano Plurianual e das Diretrizes Orçamentárias consideram-se modificadas por leis posteriores, inclusive pelas que criem ou modifiquem, de qualquer modo, programas, ações e valores, ou que autorizem esses procedimentos.

Art. 13 – As transferências financeiras da Administração Direta para a Indireta, incluídas as efetuadas para a Câmara Municipal, e vice-versa, obedecerão ao que estiver estruturado pelos créditos orçamentários e adicionais.

Art. 14 – Esta Lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2021.

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS, EM 27 DE NOVEMBRO DE 2020.

JOSÉ LUIS ROMAGNOLI

PREFEITO MUNICIPAL

PUBLICADA NO GABINETE DA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS, NA DATA SUPRA.

ELIANA DA SILVA

OFICIAL DE GABINETE